Paulo Franke

04 janeiro, 2012

"A Noviça Rebelde" (Sound of Music), elenco festeja seus 45 anos!



Você se lembra de onde e quando assistiu ao famoso filme pela primeira vez?

Minha mulher assistiu a sua première em Londres, quando lá morava em 1965, e eu em Joinville-SC, em 1966. Não nos conhecíamos ainda, portanto não foi como na música "No escurinho do cinema, chupando drops de anis"...


Gosto de filmes clássicos. Assisto direto ao canal TCM (tradução da legenda em finlandês).

Sonolento no sofá da sala, de repente despertou-me a visita de Julie Andrew a um programa que Anneli por acaso escolheu assistir. Não deu outra, fui buscar a câmera rapidamente, pois não tenho visto a atriz há muito tempo e queria vê-la como está atualmente.

"Muito bonita e conservada", concluo. E um dos tópicos da entrevista foi sobre - o que não poderia deixar de ser - o filme "A Noviça Rebelde" (The Sound of Music), que em 2010 completou 45 anos, ocasião quando o elenco teve um encontro especial e compareceu a um estúdio de TV (veja link abaixo).



Falou que eles trocam cartões de aniversário e de Natal a cada ano, encontram-se somente a cada 5 ou 10 anos, mas sempre mantêm contato embora vivam em lugares distantes um do outro. "A família continua unida".



Julie Andrews, que fez muitos filmes de sucesso, teve seu nome na Calçada da Fama em Beverly Hills.



E pouco depois do lançamento de The Sound of Music marcou em cimento suas mãos e pés no Chinese Theater em Hollywood. Mas a tragédia que marcou sua vida aconteceu em 1997, quando se submeteu a uma cirurgia mal-sucedida nas cordas vocais e nunca mais pode cantar. Disse que chora ao ouvi-la cantar nos filmes e ainda não aceitou a realidade. A hoje viúva Julie confessa que ficou zangada com o marido, com quem estava casada há 40 anos, quando ele deixou vazar seu problema para a mídia. Apesar de não haver muita esperança de recobrar a voz, continua praticando, conta. Foi entrevistada a respeito (veja link) e revelou, na sua voz agora mais rouca, que processou o médico que a operou. O que não me passou despercebido no video dos 45 anos foi quando - depois de todos do elenco participarem falando - terminam a entrevista cantando uma das músicas do filme. Percebam que a câmera a focalizou quando ela dá o sinal para cantarem e logo desviou-se dela, para não embaraçá-la.

_______________________________

Extraí do Google a relação das músicas do filme que foi também apresentado como musical de sucesso na Broadway:

Act I


















Act II

  • "My Favorite Things" (reprise 2) – Maria and the children
  • No Way to Stop Elsa, Max and the Captain.
    "An Common Couple" – Maria and the Captain †
  • "Gaudeamus Domino" – Nuns
    "
    Maria" (reprise) – Nuns
    "Confitemini Domino" – Nuns
    "
    Sixteen Going on Seventeen" (reprise) – Maria and Liesl
    "
    Do-Re-Mi" (reprise) – Maria, the Captain, and the children
    "
    Edelweiss" – The Captain
    "So Long, Farewell" (reprise) – Maria, the Captain, and the children
    "Finale Ultimo" – Nuns














Os verdadeiros Maria e Barão Georg von Trapp.



Quando estive em Pelotas-RS, fotografei o centenário Theatro Guarany, onde, segundo uma amiga que assistiu ao show, apresentou-se a família von Trapp no início dos anos 50, fazendo escala no porto local em viagem para a Argentina.


__________________________

L i n k s

Video da reunião de Julie com as "crianças" depois de 45 anos da estréia do filme:


Seu drama contado em entrevista a uma rede americana de TV:

Minha viagem a Salzburgo-Austria e turnê às locações do filme:


______________________________

Próxima postagem:

Mais uma da série "À sombra do nazismo"

_________________________________________

5 Comments:

  • Eh o programa da Rachel Ray,"30 minute meals"? Minha familia me chama de Rachel Ray porque, como ela, pego muitas coisas na mão de uma vez soh, para economizar tempo!!! Tempo eh of essence for me in everything!!kkk Mas ainda hoje assisto "Novica Rebelde" com minhas netas!

    Marli Spieker
    USA

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, janeiro 05, 2012 3:35:00 PM  

  • Amo assistir, ainda, A NOVIÇA REBELDE.
    Depois de assistir pela 25ª vêz, parei de contar, depois disso foram mais algumas dezenas!!!
    Lí a 1ªpostagem há algum tempo e agora ésta, amei!
    Não sabía sobre a vóz da querida Julie Adrews. Que lástima!!!

    By Blogger Yara, at quinta-feira, janeiro 05, 2012 3:52:00 PM  

  • Só posso dizer que sinto muita saudade...não que não possa assisti-lo de novo e, de novo...mas é do tempo! Que tempo maravilhoso aquele em que se vivia em A Noviça Rebelde, mesmo com os problemas da guerra. Foi sem duvida um dos melhores musicais que assisti e não esqueço, assim como O Vento Levou...
    Adorei a postagem, é sempre muito bom e, temos todos os motivos para rever e relembrar um elelnco maravilhoso para uma historia de vida fantastica!
    Amigo, amei tudo , meus parabéns!!!
    Grande aBRaço!

    By Blogger Maria Thereza Freire, at quinta-feira, janeiro 05, 2012 5:20:00 PM  

  • Sou apaixonado pelo filme e por todos os personagens fantásticos da familia dó-ré-mí, para mim é o melhor filme musical de todos os tempos. Os cenários são deslumbrantes e a fotografia é maravilhosa. Já assistí várias vezes e vou continuar assistindo mais e mais vezes. O filme imortalizou a todos, atores e personagens. Meu sonho é conhecer os locais onde fotram feitas as cenas do filme.
    Abraços a todos.
    Marcos H. Zardo.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, junho 29, 2012 2:56:00 PM  

  • Tive o prazer de conhecer os lugares onde foram filmados "A Noviça Rebelde". Relembrei tudo e me senti criança outra vez. Cenários perfeitos e o povo de Salzburg são amáveis (o mesmo não posso dizer com Viena,capital da Áustria). Valeu a pena sair de Natal RN para essa grande viagem.

    By Anonymous Esdras Rebouças Nobre, at sexta-feira, setembro 14, 2012 5:24:00 AM  

Postar um comentário

<< Home