Paulo Franke

27 fevereiro, 2012

No Ar, o Noir Vencedor do OSCAR: "O Artista" (Mais de CHAPLIN)


1a parte - O Oscar

2a parte - Charles Chaplin

3a parte - Meditação "Preto e Branco"

________________________

O OSCAR


Acreditem, eu estava tão "no ar" com relação aos filmes candidatos ao Oscar deste ano que nem sabia quais seriam, somente "O Artista" (The Artist). E mesmo antes do dia da entrega do Oscar, ontem (26.02.2012), coloquei no meu perfil do Facebook a foto em preto e branco acima, antevendo essa vitória. E já que mencionei a palavra altamente desejada na festa do Oscar, estar na foto com Victoria Chaplin é indicativo de que seu pai Charles Chaplin está inserido no contexto desta postagem que aborda também o tema cinema mudo e e filme preto e branco.



O Oscar de Melhor Filme foi para "O Artista", romance francês ambientado em Hollywood nos anos de 1920 e 1930 sobre um ator falido que descobre o amor em tempos em que o cinema está mudando do mudo para o falado.
O filme ganhou cinco prêmios na 84ª edição do Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Figurino e Melhor Direção.

Mostrada de forma humorística no filme do diretor Stanley Donen, de 1952, "Cantando na Chuva" (Singing in the Rain), a transição do cinema mudo para o falado, no entanto, foi penosa e muitos artistas perderam seu emprego e sua fama.


Outra cena cômica do filme citado acima.
"'O Beijo', lançado em 1929 e protagonizado pela atriz sueca Greta Garbo, foi o último filme mudo da MGM e o último da história de Hollywood, com exceção de duas jóias raras de Chaplin: 'Luzes da Cidade' e 'Tempos Modernos'.
No final de 1929, o cinema de Hollywood já era quase totalmente falado. No resto do mundo, por razões economicas, a transição do mudo para o falado foi feita mais lentamente."(Wikipedia)

O filme preto e branco campeão de bilheteria, "A Lista de Schindler" (1993), de Steven Spielberg, deu mais autenticidade e realismo ao filme com o tema Holocausto. No passado dos anos 50 e mesmo 60 filmes em preto e branco eram sinônimos de cultura e bons temas, enquanto que em Technicolor mais "água com açúcar".


_____________________________


CHARLES CHAPLIN


Meus leitores mais assíduos e mais antigos sabem que meu saudoso pai era fã de Carlitos (por coincidência, ambos morreram no mesmo ano de 1977)...


... e possuia uma grande coleção de seus filmes mudos.


Nas recordacões da infância, as nossas festas de aniversário onde os filmes mudos de Carlitos eram projetados à meninada barulhenta sentada no chão. Benfeitor da obra do Exército de Salvação, com frequência ia passar os filmes de Carlitos e outros do cinema mudo aos internos do Lar de Meninos de Pelotas-RS (veja link).


O próprio menino Charles Chaplin frequentou as reuniões para crianças do Exército de Salvação em Londres.



Chaplin sobre a sua mãe: "Se não fosse por minha mãe, duvido que pudesse ter feito sucesso na pantomima. Ela era uma das melhores artistas da pantomima que eu já vi. Podia ficar horas e horas olhando as pessoas na rua e ilustrando o que via com as mãos, olhos e expressão facial. E o tempo todo ela disparava rajadas de comentários, uma observação atrás da outra. E foi assistindo a minha mãe e a ouvindo que aprendi não só como expressar as emoções com as mãos e com o rosto, mas também a observar e a estudar as pessoas. (Chaplin em entrevista para o American Magazine, 1918).

"Ao final do contrato Mutual, eu estava ansioso por fazer um novo com o First National, mas nós não tínhamos estúdio. Decidi, então, comprar um terreno e construir o meu próprio. O lugar era na esquina da Sunset com a La Brea e tinha uma grande casa e cinco alqueires de árvores de limão, laranja e pêssego." (Hoje)



Charlie construiu seu estúdio em 1918 depois de assinar um contrato com o First National Pictures por mais de um milhão de dólares, soma que obteve de seu filme "O Vagabundo" (The Tramp) . Todos os seus filmes clássicos foram feitos ali, inclusive "O Garoto" (1920), "A Corrida do Ouro" (1925), "Luzes da Cidade" (1931), "Tempos Modernos"(1936) e "O Grande Ditador" (1940).



Ocupantes mais recentes do seu estúdio têm sido a CBS e Red Skelton. Em 1966, Herb Alpert e Jerry Moss compraram a propriedade e fizeram ali a A&M Records. A Companhia Jim Henson comprou a histórico estúdio em abril de 2000, mudando para ali os Muppets e todas as operações do Raleigh Studios (1416 La Brea Ave. Central Hollywood).




O Facebook tem mostrado fotos e escritos atribuídos ao grande cômico, embora em alguns paira a dúvida se de fato foram escritos por ele mesmo (uma amiga que conhece sua biografia em português tem feito o teste: se tais dizeres constam ali são de sua autoria, do contrário, podem ser de fontes duvidosas, por mais belos que sejam).









O cômico inglês recebeu o título de Sir e foi tema de um selo da Inglaterra.



Sydney Chaplin (1926-2009), ator e filho de Carlitos, morreu aos 82 anos e aparece ao lado do lançamento de um selo americano em homenagem ao seu famoso pai foto (ednapurviance.org)

_______________________


MEDITACÃO "PRETO E BRANCO"

E, finalizando, entra em cena uma meditação do livro "Edificação Diária", que Deus me deu a oportunidade de escrever.

"Deus fará renovar-se o que se passou" (Eclesiastes 3:15).

"Quando você era pequena, era tudo em preto e branco?" - foi a pergunta de um garotinho à sua mãe ao ver um antigo álbum de fotografias.

Muitos de nós temos as nossas fotos de infância em preto e branco, de um tempo quando filmes coloridos ou não existiam ou eram caros demais. Hoje, fotos coloridas são comuns enquanto que fotos em preto e branco são consideradas especiais e artísticas.

Ao recordar a infância e a juventude, podemos questionar se aqueles tempos não eram bem mais cheios de cor do que os atuais. Observando crianças e jovens da classe média alta, por exemplo, que obtêm tudo de forma tão fácil e mesmo assim parecem tão descontentes e desmotivados, quase concluo que o seu estado de espírito e a sua vida são nas tonalidades "preto e branco", o mesmo acontecendo com muitos adultos.

Naquele tempo valorizava-se mais o que se possuía, passeios ou viagens eram uma espécie de sonho, encontros familiares uma verdadeira festa, razão por que muitas pessoas são unânimes em afirmar que a vida era bem mais pitoresca e cheia de cores do que atualmente. O mundo com a sua moderna tecnologia coloriu-a em muitos aspectos, mas o coração de muitas pessoas tornou-se depressivo nos seus tons cinza ou mesmo preto e branco.

Conscientizados de que ao nosso redor há tantas pessoas com o coração cheio de sombras, deveríamos examinar o nosso testemunho cristão para verificar se continua com as cores firmes ou se tem desbotado. Que o nosso viver convença outros de que religião genuína é algo belo e cheio de matizes e não algo sombrio e deprimente, a própria sugestão de Satanás.

Que a transformação que houve em nós seja um reclame atrativo a fim de que outros também a busquem. Essa transformação, de fato um verdadeiro milagre, é obra dAquele que nos criou, para que vivêssemos não nas sombras da queda mas no colorido do paraíso.

_______________________________

L I N K S


O Oscar honorário recebido por Charles Chaplin:

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=J3Pl-qvA1X8

Charles Chaplin com Oona em seu lar em Vevey, Suíca, dois anos antes de seu falecimento...

http://www.youtube.com/watch?v=1rlpSC1iF_E

A família de Chaplin o homenageia:

http://www.youtube.com/watch?v=x957y9E9VHQ&feature=endscreen&NR=1

"Le Cerque Invisible", show com Victoria Chaplin e Jean-Baptiste Thierre:


Meu encontro com Victoria Chaplin no shopping-center e logo após o show:

http://paulofranke.blogspot.com/2006/07/ele-era-importante.html

Passando por Vevey, Suíça, fui visitar as sepulturas de Charles e de Oona, além de dar uma de paparazzi e tentar fotografar sua mansão.


"... And the Oscar goes to.../... E o Oscar vai para..."

http://paulofranke.blogspot.com/2011/02/and-oscar-goes-to-entrega-do-oscar.html

"Dois filmes indicados - finlandês e brasileiro - mas que não ganharam o Oscar"

http://paulofranke.blogspot.com/2010/03/dois-filmes-finbra-que-nao-ganharam-o.html

Os reais filmes campeões de bilheteria (postagem imperdível!)

http://paulofranke.blogspot.com/2010/03/os-reais-campeoes-de-bilheteriafilmes.html

___________________________________

3 Comments:

  • Li, muito bom e tua ilustração na meditação foi ótima.

    Já sei a quem o teu sobrinho saiu,
    gostando tanto do que é antigo!

    NFF

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, fevereiro 28, 2012 7:33:00 PM  

  • Oi, Marlene!
    Que grande alegria foi receber seu comentário aqui!
    Copiei o seu e-mail e já escrevi para você. Aguardo resposta, viu?
    Um abraco de quem se lembra muito de você e das outras meninas do Lar,
    Major Franke

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, março 06, 2012 5:59:00 PM  

  • oi, major, sou a marlene lá do lar de jacutinga. quantos anos se passaram né major, na epoca tinha 8 anos, hoje estou com 34, q saudades. hoje sou o q sou graças a Deus por ter colocado vcs no meu caminho. obrigado por tudo, por seus ensinamentos, hoje estou super bem na minha vida, pois coloquei em pratica tudo q vcs me ensinaram; o aaron, a martta, deborah, a major, como vao todos?

    By Blogger paulofranke, at sábado, março 10, 2012 2:24:00 PM  

Postar um comentário

<< Home