Paulo Franke

21 abril, 2012

2. Parque da Cidade em NITERÓI, com magnífica vista do RIO



Esperava-me no Aeroporto do Galeão meu amigo Francisco, amizade resgatada pela Internet há cerca de três anos. E no Orkut falei-lhe que admirava a paisagem da sua foto do perfil, de um lugar para mim desconhecido que um dia eu gostaria de conhecer. Chegou a vez e no outro dia ele levou-me ao exato local em Niterói.




Trata-se do Parque da Cidade, uma área de proteção ambiental localizada no Morro Viração (270m.). Era a hora da viração também no sentido de trocar paisagens de neve por tropicais, trocar roupa pesada por leve (não importa que estivesse rasgada...), trocar botas pesadas por sandálias. Sentir calor novamente, experiência bem-vinda! 



Hora de fotografar... com zoom ou sem zoom,



paisagens familiares do Rio de Janeiro, mas em um ângulo desconhecido e belíssimo!




Uma praia de Niterói, cidade de grandes atracões turísticas...



 E ao fundo a ponte Rio-Niterói, que atravessáramos no dia anterior quando meu amigo me buscou no aeroporto e me hospedou em um apartamento seu em São Goncalo. Atualmente vive com sua família em Rio das Ostras-RJ, outro lindo lugar que visitei no ano passado.



 O lugar possui duas grandes rampas para a prática de voo livre.




Ao fundo a Pedra da Gávea, o Corcovado e o Pão de Acúcar.



 Revezávamo-nos ao tirar fotos... estas com molduras de arvoredos com Niterói no primeiro plano e o Rio em segundo, combinacão perfeita.



Asas deltas no pedaco.



 Esquecendo-me do frio que ficara para trás, aproveito o gostoso calor, felizmente do mês de marco, portanto mais brando. Ao fundo na foto inferior, o Morro do Tucum.



 

 Para completar, um almoco de dar água na boca: bacalhau à portuguesa em um local chamado "Portugal Pequeno", que fica no bairro Ponta D'Areia, uma importante região de estaleiros de Niterói e do estado do Rio de Janeiro.  


Meu amigo é neto de portugueses e seu chapéu comprova isso. Ali aprendi algo com ele. Conhecendo o bacalhau in natura norueguês - esponjoso, quase intragável - soube que o bacalhau seco e salgado como o conhecemos é uma técnica milenar dos navegadores portugueses que, tentando conservar carne bovina ou suína, para levar a bordo de suas embarcacões, o resultado não os agradou, o que somente aconteceu com o bacalhau norueguês. Olhem a beleza e imaginem a gostosura deste prato com um bom óleo português!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Tendo trabalhado como oficial no Corpo de Neves, em São Goncalo, no distante ano de 1969, Francisco levou-me para visitar uma jovem muito fiel do meu tempo, a quem muito eu admirava. Visitamos rapidamente parentes de sua esposa e uma tia sua que conheci também do tempo em que lá trabalhei. Sua saudosa avó portuguesa, Dona Assumpcão, fiel salvacionista, foi lembrada em várias ocasiões.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Próxima postagem:

Nesta ida ao Brasil inovei no sentido de andar não mais de avião, mas de ônibus, longas distâncias do Rio de Janeiro a Pelotas, no extremo-sul do país. 

Próximas paradas:

São José dos Campos-SP e Curitiba-PR


VEJAM A POSTAGEM ANTERIOR!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

6 Comments:

  • Wow! Beautiful! Amazing photos!
    Makes me want to go there NOW!!!

    By Anonymous Anna Jääskeläinen, at sábado, abril 21, 2012 5:59:00 PM  

  • Välkommen till Brasilien!
    I'm sure you'll love Brazil when you go there. See the next pics, many taken in nice beaches, after a long and cold winter here in Finland! Hugs.

    By Blogger paulofranke, at sábado, abril 21, 2012 6:24:00 PM  

  • Ficaram ótimas as fotos "emolduradas" pelos teus comentários. Foram bons momentos de que muito me alegro ter partilhado com você.
    Retificando sobre o bacalhau, o local é "Portugal Pequeno", fica no bairro "Ponta D'Areia", que não é porto, mas uma região de importantes estaleiros de Niterói e do estado RJ. Abçs "calorosos" (nosso outono está mais quente que o verão).
    Francisco S V Filho

    By Anonymous Francisco, at sábado, abril 21, 2012 11:37:00 PM  

  • Paulo, que fotos!!!!
    Niterói é uma cidade muito bonita e esperamos que continue assim, mesmo com todos os problemas que enfrenta agora! Afinal , falta de segurança é um mal que começa a ser resolvido no país.
    Fico feliz por ter se divertido com belas paisagens e amigos queridos. Isso não tem preço mesmo!
    No fim, pensando bem, valeram as tantas horas de voo!
    aBRaços amigo!

    By Blogger Maria Thereza Freire, at segunda-feira, abril 23, 2012 6:36:00 PM  

  • Nossa, que paisagens lindas, jamais imaginei esses angulos de Niterói-Rio, principalmente os morros no belo panorama, curti mesmo.
    Abraço

    By Blogger João Guilherme, at sábado, abril 28, 2012 9:24:00 AM  

  • Estou morando no RJ há 2 anos e ainda não fui conhecer essas paisagens. Interessante olhar de Niteroi/RJ. As paisagens postais são sempre RJ/Niteroi....não sei qual a mais linda!

    By Blogger Yara, at quarta-feira, maio 09, 2012 10:06:00 PM  

Postar um comentário

<< Home