Paulo Franke

02 maio, 2012

8. SÃO PAULO-SP - Alguma coisa acontece no meu coração......

Alguma coisa acontece no meu coração
que só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João...


Não passei desta vez no cruzamento destas duas famosas avenidas do centro da cidade, mas alguma coisa sempre acontece no meu coração - digo como Caetano - quando vou a São Paulo.

O QUE É/FOI PARA MIM VISITAR SAMPA?



... É rever o  bairro do Bosque da  Saúde, onde vivi 18 anos  dos meus 45 anos de ministério no Exército de Salvação.  Ali vivi solteiro, noivo, casado e o nosso filho caçula é paulistano. Foi o único bairro paulistano onde morei. Na foto acima pode-se ver o Grupo Escolar Helena Lemmi, onde  nossas duas filhas cursaram  parte do primário. A segunda foto mostra como o bairro cresceu, unindo-se ao da Saúde na linha de edifícios, ambos servidos  por linhas do metrô (fotos tiradas do alto de nossa sede nacional)



... É assistir a reuniões salvacionistas no Corpo do Bosque.   Estando lá durante a Semana Santa, foi possível  rever muitos irmãos de fé e conhecer novos, inclusive os atuais seminaristas (cadetes), muito simpáticos.  Participei também de duas reuniões no Corpo Central, na Liberdade, renovado no seu salão de reuniões. Ali escutei uma mensagem muito edificante pelo Carlos Lopes e outra igualmente abençoada por Paula Knight, esposa do atual oficial dirigente..





... É constatar que somos uma igreja que enfatiza o louvor a Deus, no mundo inteiro, com todos os tipos de instrumentos musicais e em alta voz e diversos ritmos. As fotos  foram tomadas na reunião da Sexta-feira Santa, enquanto a Banda do Corpo Central, dirigida por João Carlos Cavalheiro, e a Brigada de Cantores, por Vera Wakai Salles, na foto ao piano, participavam.

*************


... É explicar repetidas e repetidas vezes por que a Anneli não veio comigo 
desta vez...
É que eu me aposentei e ela não, mas continua na luta, agora sozinha como oficial dirigente do Corpo de Häme; embora continue também com seu mais novo passatempo nas horas livres - confeccionar cachecóis e oferecer a amigas  e pessoas interessadas, gratuitamente (no momento da publicação desta postagem já fez 57 e presenteou 46). Seus mais recentes:




*****************

... É dar um testemunho antigo que encontra eco no presente, e como!!
O quebra-cabeças abaixo não é nada mais nada menos do que o arquipélago de Åland, província finlandesa autônoma de língua sueca entre os dois países escandinavos. Nos anos 1989 a 1993 lá vivemos, em um tempo em que estivemos fora do oficialato (experiência que conto no meu blog, veja no índice: "A maior aventura de fé de Paulo Franke"), na capital Mariehamn.


Nossa "aventura" sempre pareceu um puzzle, como o arquipélago complicado de Åland. Mas lá nossos três filhos aprenderam na escola a língua sueca, a qual falam fluentemente. Resumindo: hoje Deborah  (foto abaixo) é oficial dirigente do Templet sueco, o mesmo que dirigimos por 6 anos quando viemos para a Finlândia... (abaixo, distribuindo o Krigsropet, edição em sueco do Brado de Guerra). Foto de Toni Kaarttinen.


E na foto abaixo nossa filha Martta e seu marido Leandro que, depois de trabalharem como oficiais durante 10 anos na Finlândia, estão sendo transferidos para a Suécia, onde desenvolverão seu ministério em língua sueca, sim, aquela que ela aprendeu na escola de Åland há anos... o quebra-cabeças completa-se nas suas últimas peças: serão oficiais dirigentes  (pastores) do Corpo de Södertälje, próximo à capital Estocolmo, onde morarão (e receberão, se Deus e eles quiserem, minha visita e a colaboração que, agora aposentado, puder prestar-lhes).


Uma mensagem oportuna para os escandinavos, muitos dos quais sofrem da chamada "síndrome de Greta Garbo" (veja postagem alusiva no meu blog)...

Människor är ensamma. Därför bygger de murar i stället för broar. (sueco)

"As pessoas são sozinhas porque constroem muros em vez de pontes."

Joseph Newton


***************

... É dar notícias de minha sogra Martta Hämäläinen, que trabalhou no Brasil como missionária durante 50 anos e no ano 2002 voltou à sua terra natal, a Finlândia, e se readaptou muito bem (vive em um edifício salvacionista onde vivem outros oficiais aposentados, inclusive Maija Pekkala, que também foi missionária no Brasil). A foto abaixo é   de seu genro Daniel T.B. Gama, que visitou com Lys a Finlândia no último inverno.


*************

... Foi participar pela primeira vez de uma reunião de oficiais aposentados e não me sentir "um estranho no ninho"...


... Foi conhecer nesta reunião o novo secretário-em-chefe no Brasil e sua esposa, oficial peruano - ela chilena - de sobrenome russo, Nesterenko, que por ter trabalhado na Rússia e certa vez passado pela Finlândia, tivemos ambos a impressão de que já nos havíamos encontrado antes. À direita, o Comissário Carl Eliasen, que na semana anterior completara 80 anos. Fotos de Ilaíde Fleury


*************

... Foi sentir no ar o clima de comemoração dos 90 anos do Exército de Salvação no Brasil, conforme mapa enviado pela Claudia Meylan Lopes, criação dela. Obrigado por inserir-me no nordeste - onde de fato nunca trabalhei - em foto de quando participei da equipe de emergência junto ao acidente da TAM.



+ + + + + + + + + + + +

... Foi chorar com os que choram, conforme a Bíblia, e representar minha filha Deborah no enterro de seu amigo Gersinho Oliveira (39), no mesmo dia em que cheguei a São Paulo.  Músico de grande talento e servo fiel do Senhor, deu um testemunho de vitória mesmo diante de sua doença. Deixou esposa e pais oficiais salvacionistas pelos quais devemos continuar a orar. Eu conhecia Gersinho desde menino pequeno, embora não o encontrasse há muitos anos. Nos comentários, após esta postagem, um testemunho de sua tia Lúcia.



+ + + + + + + + + + + +

... É rever amigos antigos que não encontrava há muitos anos, um deles o Henrique,  um dos criadores do "Salvinho", que se popularizou também aqui no Exército da Finlândia.  Jeesus tuo ilon! em finlandês  = Jesus traz alegria!






O Salvinho (que por aqui pronunciam "Salvinro"), está em camisetas, camisas polo, publicações e também em canetas, que comprei na Intendência para presentear amigos daqui.


_______________________



... É especialmente rever meu filho e sua família, ver os netinhos mais crescidos do que da última vez, curti-los devidamente, agradecer a Deus por eles... e passear com a família em shopping-centers paulistanos etc.




Ao ver meu filho lendo a Bíblia para Crianças para meus netinhos, alguma coisa de fato acontece no meu coração: bênção e gratidão a Deus por vê-lo encaminhando-os a Jesus Cristo, assim como fizemos aos nossos filhos quando pequenos.


Em um lindo sábado fomos a um lugar que eu não visitava desde que os meus filhos eram pequenos: o Jardim Botânico de São Paulo, fundado em 1928, um passeio imperdível... 



 ...para quem gosta de curtir a natureza.


E tão perto, na própria selva de pedra de São Paulo...


... como um oásis verdejante.


Enquanto filho e neto exploram as belezas do lugar...


... a nora conduz a netinha, que por sua vez conduz sua bonequinha!!


E o vovô posa com o único netinho menino que leva o sobrenome Franke!

Por isso que, aproveitando todo este verde deslumbrante, finalizo afirmando:
alguma coisa acontece no meu coração - também ligada a raízes - quando eu venho a São Paulo.

Obrigado, meu Senhor!

______

Próxima postagem:

9. Pela primeira vez em Ilhabela - o Caribe na costa paulista?

________________________

6 Comments:

  • Quando cheguei ao enterro do Gersinho, sua tia Lucia veio ao meu encontro e exclamou: "Nesta semana, quando o visitei no hospital, senti dizer-lhe pelo Espírito Santo que seu testemunho de fé em meio à dor seria ouvido pelas nações"... E quando me viu entrar, sem saber que eu estava no Brasil, veio contar-me. Acrescentei a ela que contaria sobre sua vida - tão jovem que Deus
    permitiu ser ceifada - no meu blog, que, louvado seja Deus, é lido em muitos países do mundo, o que vejo pelo "sitemeter" e que espero conforte algum leitor.
    Seu esposo Isaías, com sua bela voz, cantou à beira da sepultura: "Haverá paz no vale para mim" (There'll be peace in the valley for me), que o sobrinho da Anneli - cuja mãe faleceu do mesmo problema do Gersinho - cantou no meu Coral Gospel.

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, maio 02, 2012 5:11:00 PM  

  • É bom ver este blog, super maneiro e completíssimo!

    Deroci e Cleone

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, maio 02, 2012 11:58:00 PM  

  • Paulo Paulo querido, essa publicação foi "alguma coisa acontece no meu coração..." como falastes; grande beijo dessa prima aqui
    Clarisse

    By Blogger Clarisse Artesanatos, at quinta-feira, maio 03, 2012 12:14:00 AM  

  • Franke, deu pra perceber quanta emoção "re-aflorou" neste trecho de tua visita ao Brasil - de fato "alguma coisa aconteceu..." e haja coração, heim amigo!
    Bela postagem !

    By Anonymous Francisco S V Filho, at sexta-feira, maio 04, 2012 6:09:00 AM  

  • Fiquei sabendo da situação do Gersinho pela sua prima quando passou em casa. Lembrei-me de seus pais e pedi a Deus que os confortassem e desse tranquilidade para o rapaz por ser ainda jovem para partir!!!
    Deixo aqui meu testemunho de simpatia ao Gerson, meu professor quando "cadete local" e à sua esposa e cunhada com quem frequentei a classe no Corpo do Bosque. Força e coragem para esse periodo doloroso em vossas vidas.
    Analinha

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, maio 07, 2012 10:51:00 PM  

  • Não quería ser repetitiva porém, não tem como ... "alguma coisa também acontece em meu coração..." e sei o quê hé.
    Minha Sampa, cidade querida!
    Logo na primeira foto, a imagem de um bairro onde viví parte da minha infância, agora totalmente desconhecído pelas modernas construções. As novas instalações do Ex.S. a banda, uma paradinha para lembrar sua amada Anneli, que embora não estando com você, está sempre em você ... lindo perceber isso e igualmente os filhos! Revêr nosso querido Carl Eliasen e estar com colegas na mesma condição de ... "combatemos o bom combate"
    Emocionada fiquei em revêr a escadaría do jardim botânico de onde fotografei meu filho com 5 aninhos (hoje com 42 anos) e relembrar nosso passeio por esse oásis maravilhoso que ainda não é conhecido por muitos paulistanos.
    Enfim, mais uma boa postagem, como tantas outras.
    Abraços

    By Blogger Yara, at sexta-feira, maio 11, 2012 5:05:00 PM  

Postar um comentário

<< Home